ICTL » Blog » Olá, mundo!

Olá, mundo!

24/03/2019

Em discussões do grupo Curitiba Livre, nós percebemos que não havia no Brasil entidades que atuem como “guarda chuva institucional” para que projetos nacionais, normalmente informais, possam receber doações, contratar serviços, celebrar contratos, manter ativos, e realizar outras ações que requeiram uma personalidade jurídica. Nossos próprios projetos locais, os eventos que organizamos em Curitiba, sofriam deste problema!

Iniciamos as discussões para a criação de uma entidade assim, pesquisamos a atuação de entidades estrangeiras semelhantes, e estávamos discutindo internamente” com calma a criação da nossa entidade. Foi quando o nosso grupo teve aceita uma proposta para a realização da DebConf 19, a conferência internacional do projeto Debian, em 2019 em Curitiba. A DebConf é um projeto grande, e que precisaria de uma estrutura jurídica no Brasil, principalmente para celebrar contratos, receber doações nacionais, e realizar despesas localmente.

Desta forma, em meados do ano de 2018, nós formalizamos a criação do ICTL, Instituto para Conservação de Tecnologias Livres. O nome é inspirado na Software Freedom Conservancy, entidade com sede nos Estados Unidos que realiza o mesmo trabalho para projetos internacionais.

No momento, estamos bastante ocupados com a organização da DebConf 19, mas temos planos ambiciosos para o futuro: